quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ginástica Rítmica

A Ginástica Rítmica é uma atividade desportiva de infinitas possibilidades de movimentos corporais, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.

*A corda;
Pode ser feita de cânhamo ou qualquer material sintético, desde que seja leve e flexível. Seu tamanho é proporcional à altura da ginasta. Esse aparelho possui também nós nas extremidades, não podendo apresentar empunhaduras de madeira.As ginastas lançam e recuperam a corda executando saltos, giros, ondulações e equilíbrio. Os principais elementos corporais da corda são os saltos.

*O Arco
é feito de madeira ou plástico, desde que não deforme durante o movimento. Possui entre 80 e 90 cm de diâmetro interno e pesa pelo menos 300mg, definindo um espaço; esse espaço é usado plenamente pela ginasta, que deve mover-se de acordo com o círculo formado. O formato do arco favorece rolamentos, passagens, rotações, saltos e pontes. Os elementos corporais principais do arco são os saltos, flex, pivotes e equilíbrios.

*A bola;
Feita de plástico ou de borracha, deve ter um diâmetro entre 18 e 20 cm e pesar pelo menos 400mg. Único aparelho que não é permitido segurar, a bola deve estar em permanente movimento pelo corpo ou em equilíbrio. Os elementos corporais devem ser executados sobre o apoio de um ou dois pés ou qualquer outra parte do corpo e devem ter forma fixa, ampla e bem definida. Flexibilidade e ondas são os elementos corporais principais deste aparelho.

* As Maças.
as maças são feitas de madeira ou plástico e devem ter entre 40 e 50 cm de comprimento e pesam pelo menos 150mg cada. A ginasta usa as maças para executar rolamentos, círculos, curvas e formar o número máximo possível de figuras assimétricas, combinando-as com várias figuras formadas apenas pelo corpo. É um aparelho que exige o bom uso de ambos os lados do corpo.

*A fita;
- O aparelho mais plástico e característico da ginástica rítmica é composto por duas partes. O estilete, uma vareta que segura a fita que deve medir 0.5cm de diâmetro e entre 50 e 60 cm de comprimento, e a fita é de cetim ou outro material semelhante, desde que não engomado. Seu peso não deve ultrapassar 35mg e deve ter no máximo 4 e 6 cm de largura e 6 metros de comprimento.Serpentinas, espirais e arremessos exigem da ginasta coordenação, leveza, agilidade e plasticidade. O elemento corporal da fita são os pivotes.

7 comentários:

Padrões de beleza disse...

[Aline]-A Ginástica Rítmica é um esporte em que as ginastas realizam a coreografia com harmonia e de acordo com o ritmo da música. Uma característica desse esporte é a presença de Cordas, Maças, bolas, fitas e arcos. A presença de alguns desses elementos são obrigatórios na apresentação. Por ser um esporte mais feminino a ginástica Rítmica é praticada mais por mulheres, mais em países como o Japão, Estados Unidos a ginástica já é praticada por homens.

Padrões de beleza disse...

[Felipe de Barros]-A Ginástica Rítmica é um esporte em que as ginastas realizam a coreografia com harmonia e de acordo com o ritmo da música. Uma característica desse esporte é a presença de Cordas, Maças, bolas, fitas e arcos. A presença de alguns desses elementos são obrigatórios na apresentação.

Padrões de beleza disse...

[Luís]-A ginástica rítmica, além de muito bela, é um esporte onde o atleta que o pratica (ginasta) usa seu corpo como instrumento para criar uma harmonia com a ginástica tradicional, aparelhos específicos e (principalmente) com a música.

Padrões de beleza disse...

[Felipe Juan]- A Ginástica Rítmica também conhecida como GRD - Ginástica Rítmica Desportiva, é uma atividade desportiva de infinitas possibilidades de movimentos corporais, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.

Area de testes disse...

[Lucas]- A Ginástica Rítmica desenvolve graça e beleza em movimentos criativos que são traduzidos através de expressões pessoais e possui uma forma artística que proporciona prazer e satisfação estética aos que a assistem.

NeuroAprendizagem disse...

Olá

Parabéns pelo Blog, pelo que vejo o estudo sobre Ginástica Rítmica trouxe maior conhecimento a respeito do assunto, espero que este conhecimento possa ser usado ao longo da vida por vocês.
Faltou o comentário do Fábio e os seguintes itens: Histórico, Técnicas, Regras e Eventos.
Um grande abraço!

Prof. Wagner Luiz

Paty do vale e Rosy Branco disse...

Ola garotas
Parabéns pelo blog
adorei as dicas.
bjusss
ah visitem o meu
embuscadaluzvirtual.blogspot.com

Complemento

A GRD é pratricada em um tablado a área de competição que deve ter as dimensões de 13x13m, onde as ginastas devem realizar suas séries. A penalidade para a ginasta que termina sua apresentação fora do tablado ou sair dele durante a série é de 0,50 ponto. A mesma penalidade vale para a ginasta que praticar aquecimento dentro da área de competição.